Berenice Ferreira da Silva

mestre em literatura
revisora | assistente de produção
e executora de projetos culturais
da Cêramica na Estufa

contato: [email protected]
whatsapp: +55 (48) 99699 9376

Berenice Ferreira da Silva é professora e trabalhadora autônoma. Como professora regente, atuou por pouco tempo, optando por outros caminhos, como o trabalho de preparação e revisão de textos acadêmicos e literários. Seu vínculo com o meio escolar permanece nos trabalhos anuais envolvendo provas de vestibulares, nas quais atua em banca de correção.

Os caminhos trilhados desde a formação em Letras Português, seguida do mestrado em Literatura, foram diversos, incluindo o retorno a uma atividade anterior à sua formação: assistente de administração empresarial, o que se tornou, nos últimos anos, um dos eixos de sua subsistência.

Se, por um lado, o perfil multitarefas, a criatividade, a inventividade e o interesse por coisas novas geram algum desassossego e inquietação, por outro, encorajam e impulsionam para experiências outras, e é nesse espaço-tempo que sua aproximação e envolvimento com os projetos da Cerâmica na Estufa se materializa.

O contato com a terra e a natureza em suas diversas possibilidades, a brincadeira séria com a marcenaria, o encantamento pelos teares, os encontros e as possibilidades de reinventar (con)vivências a partir deles — enfim, as construções coletivas como um todo — são os eixos que mobilizam seu aqui-agora, reverberando em novos jeitos de pensar o manejo de recursos necessários e/ou advindos desses espaços-tempo do fazer (em) coletivo.

Por mais arte e menos aridez.

– Atuação profissional e acadêmica:

2020 – 2025 – serviços de apoio administrativo empresarial: operacional e gestão financeiro-administrativa para empresas.

2018 – 2024 – revisão de textos acadêmicos (artigos, TCC, dissertações e teses); revisão de textos literários e outras publicações; participação em bancas de vestibular.

2016 – 2018 – mestrado em Literatura (UFSC) sob orientação do Professor Dr. Jorge Hoffmann Wolff. Título da dissertação: Leituras em Rede com Ana C.

2017 – tutoria na área de Leitura e Produção Textual no Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (UFSC)

2016 – 2017 – representante discente do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, gestão 2016-2017.

2016 – 2017 – revisão do periódico LandaRevista do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos.

2014 – 2016 – professora de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Curso de Redação Pré-vestibular)

2009 – 2014 – curso de licenciatura em Letras Português (UFSC)

2007 – Curso de Formação de Revisores de Texto; Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Prêmios e Bolsas:

2016-2018 – bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

2013 – 2014 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC; Núcleo de Estudos Benjaminianos (NEBEN); bolsista no projeto “Ruinólogos Modernos”, sob orientação da Professora Dra. Ana Luiza Britto Cezar de Andrade

2013 – 2014 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC; bolsista voluntária no projeto “Pós-autonomia e Otobiografias”, sob orientação do Professor Dr. Jorge Hoffmann Wolff

Apresentações orais:

2017 – Que leitores queremos ser?”; comunicação no V Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

2017 – Minicurso “Espectros de Marx”, oferecido em parceria com os colegas do grupo de estudos de mesmo nome, no V Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

2016 – A poesia crítica e o ensaio literário: contaminações em Ana C.”; comunicação na XIV Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto / I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

2015 – Desafios e experiências na prática docente: uma viagem entre memória e relatos”; comunicação em evento de socialização de estágios de docência, UFSC.

Organização de Eventos

2016 – V Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC: Mídia, Mediação e Estado de Exceção.