proteção da nascente, reflorestamento e educação ambiental com arte

[educação e recuperação ambiental]

O ateliê da Cerâmica na Estufa está localizado a poucos metros da nascente de água da propriedade. Uma das nossas principais ações ambientais é a proteção dessa nascente.

Para isso, coordenamos mutirões comunitários para ampliar a faixa de mata nativa da Estufa. Adultos e crianças se unem nesse esforço, que vai além da recuperação ambiental: buscamos promover um pensamento ecológico aliado à prática do reflorestamento de árvores nativas.

Os mutirões contam com a participação constante dos estudantes da Escola do Campo Santa Isabel, localizada próxima à Cerâmica na Estufa, na comunidade Campina dos Crespins, em Piên (PR). Essa colaboração, iniciada em 2021, envolve uma série de atividades que integram educação e recuperação ambiental, incluindo passeios ecológicos e oficinas de artesanato em cerâmica realizadas em nosso ateliê.

Como contrapartida ao prêmio recebido para a produção do filme “Estar-com-a-terra”, realizamos uma oficina que integrou aulas de cerâmica e educação ambiental. Elaborada e ministrada por Gabi Rudnick, a oficina contou com a participação dos estudantes da Escola do Campo Santa Isabel que fazem parte do Grupo Ambiental Integrado (GAI).

Os encontros combinaram saberes teóricos e práticos, incentivando as crianças a se relacionarem e interagirem com a paisagem em busca de inspiração para suas peças. Dessa forma, Gabi pôde apresentar e compartilhar com os estudantes seus métodos de criação.