estar-com-a-terra

[audiovisual]

Estar-com-a-terra é o primeiro filme de não ficção totalmente produzido pela Cerâmica na Estufa. Co-dirigido por Gabi Rudnick e Ivan Gomes, o filme é fruto do incentivo cultural a partir da premiação da Lei Paulo Gustavo de incentivo à produção audiovisual. O filme conta ainda com as participações de Avanir da Rocha Mielke, nossa avó, como narradora, e com o músico e antropólogo Marcus Bernardes, responsável pela composição da trilha musical original que potencializa os afetos promovidos por esse filme-poema.

Estar-com-a-terra (2024)

Sinopse: filmado em paisagens naturais-culturais de Piên, cidade do interior do Paraná, estar-com-a-terra é um filme-poema campesino que transita entre gêneros: é documentário, mas é, também, fabulação e auto-ficção. O filme apresenta as relações entre uma ceramista e as espécies companheiras com quem habita uma típica paisagem rural do sul do Brasil, e como esses encontros diários influenciam no processo de criação em seu ateliê de cerâmica. Árvores, pássaros, flores, nascentes de água, cães e um cavalo; mas, também, fábricas que poluem o ar e o som, tratores que envenenam o solo e a água, e monoculturas que criam obstáculos à proliferação da biodiversidade: forças que se atritam em um ambiente capaz de ensejar sonhos e pesadelos. Em meio a essa complexa malha multiespécies, tecida com linhas de ternura e horror, versos ecoam de uma voz ancestral, repercutindo estórias capazes de nutrir a imaginação para compor horizontes comuns, mais justos e alegres, de como estar-com-a-terra.

being-with-the-earth (2024)

Synopsis: filmed in the natural-cultural landscapes of Piên, a town in the countryside of Paraná, being-with-the-earth is a peasant film-poem that navigates between genres: it is a documentary, but it is also a fabulation and autofiction. The film explores the relationships between a ceramist and the companion species with whom she shares a typical rural landscape of southern Brazil, and how these daily encounters influence her creative process in her ceramics studio. Trees, birds, flowers, water springs, dogs, and a horse—but also factories that pollute the air and soundscapes, tractors that poison the soil and water, and monocultures that hinder the proliferation of biodiversity: forces that clash in an environment capable of fostering both dreams and nightmares. Amidst this complex multispecies meshwork, woven with threads of tenderness and horror, verses echo from an ancestral voice, reverberating stories that nourish the imagination to shape shared, fairer, and more joyful horizons of how to be-with-the-earth.

Uma produção Cerâmica na Estufa, com incentivo da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

Gabriela Rudnick: produção – direção – argumento – roteiro – filmagens;

Ivan Tadeu Gomes de Oliveira: direção – argumento – roteiro – filmagens – montagem – edição de vídeo – mixagem de som;

Avanir da Rocha Mielke: narração – contação de estórias;

Marcus Bernardes: trilha musical original.

Exibições presenciais:

Estamos inscrevendo o filme para exibições em festivais e eventos do ramo a partir de 2025.