forno efêmero
[oficina e turismo rural de base comunitária]

O Forno Efêmero é um forno de queima de cerâmica de baixa temperatura (cerca de 900ºC), de fácil montagem e manuseio. A queima no Forno Efêmero é um evento de grande importância para o nosso ateliê, pois combina transmissão de saberes, por meio da oficina, com a prática do turismo de base comunitária.
Na oficina, os participantes aprendem desde a montagem do forno até seu manuseio e processo de queima. Ou seja, além dos aspectos teóricos, os participantes vivenciam a prática do Forno Efêmero, podendo replicá-lo em seus próprios contextos, com as adaptações necessárias.
Por se tratar de um forno de baixa temperatura, o Forno Efêmero possibilita uma ampla diversidade de técnicas cerâmicas, incluindo a tradicional queima de raku. Além disso, seu processo aberto e experimental permite explorar diferentes efeitos estéticos, como variações de textura, colorações inesperadas e marcas resultantes da interação entre o fogo, os materiais e a atmosfera da queima.
Fornecemos informações detalhadas sobre a montagem e acompanhamos os participantes durante todo o processo, garantindo uma experiência profunda e prazerosa.






Como o evento pode durar de um a dois dias, organizamos atividades e refeições ao longo da queima, seguindo os princípios éticos do Turismo Rural de Base Comunitária.
Isso significa que as refeições são preparadas majoritariamente com ingredientes de produção local. Além dos insumos, valorizamos a culinária regional, oferecendo pratos típicos como pães, cuques (uma espécie de bolo) e bolacha caseiros.
Durante a experiência, realizamos passeios no entorno, onde coletamos alimentos típicos da época, como cogumelos selvagens e frutas, além de compartilhar aspectos da história ambiental da região.
Acreditamos que essa combinação entre oficina artesanal e turismo de base comunitária proporciona uma transmissão de saberes mais prazerosa e ética, em uma experiência calma, lenta e integrada ao contexto campesino local da Cerâmica na Estufa.

